Na era da internet

Luiz Maia

Embora as pessoas hoje em dia tenham à mão uma gama imensa de informações, diferentemente de outros tempos, ainda assim muitas delas não conseguem aproveitar essa chance como deveriam. No passado o aprendizado decorreu sem as maravilhas da informática, pois não havia as ferramentas de que hoje dispomos. Caso você não tenha muita intimidade com o computador, não se preocupe. Siga em frente que um belo dia você se surpreenderá com as inúmeras possibilidades que a tecnologia nos oferece. Em meados de 1992 eu tive a minha primeira experiência com um microcomputador. Claro que fiquei cheio de dedos no início e cheguei a dizer que essa "invencionice" estaria com seus dias contados. Lógico que me enganei redondamente. Não só errei na previsão como entendo que não podemos mais passar sem as facilidades que nos são oferecidas pela tecnologia da informação.

 

O certo é que, infelizmente, talvez, não possamos mais voltar ao tempo em que escrevíamos cartas às namoradas. Bilhetes e cartas escritos à mão. Também é verdade que não veremos mais as conversas de pessoas sentadas à porta de suas casas. Esse período passou e hoje nos lembramos dele com certa saudade. Sinto falta do contato pessoal como outrora, dos bate-papos nos fins-de-tarde, das conversas descontraídas que faziam relaxar as nossas mentes. Já não existe mais aquele espírito aventureiro, hoje nos acomodamos facilmente frente às facilidades da modernidade.

 

Mas o mundo mudou e com ele surgiu uma nova e fascinante sociedade. Temos que nos adequar à realidade, a menos que queiramos ficar defasados por completo. É preciso ressaltar que a despeito de sentirmos nostalgia de um tempo que se foi, mesmo assim o advento da informática tornou o mundo melhor. O ganho é enorme: as distâncias diminuíram, podemos hoje comprar quase tudo pela internet, com a comodidade da entrega em casa. Podemos trabalhar, pesquisar, trocar mensagens com uma rapidez nunca imaginada num passado recente. É necessário saber fazer uso dessa ferramenta da melhor forma possível. Não nos esqueçamos de tirar o melhor proveito dela.

  ooo

Conversa de fim-de-semana Página Principal