Promessas, meras promessas

Luiz Maia

As cartas dos leitores aos jornais no Brasil trazem, com frequência, relatos indignados com a atuação da classe política. São depoimentos de quem não anda nada satisfeito com a falta de saneamento básico, precariedade da iluminação pública, deficiente limpeza urbana, ausência de manutenção das vias públicas e pouco verde nas praças, ruas e avenidas. Tantas coisas deixam de ser feitas em decorrência do desvio de verbas do erário, prática comum em muitas administrações públicas, que conta com a conivência de gestores descomprometidos com as necessidades básicas da população.


Creio que seja mesmo preciso alertar os mais jovens sobre a falta de desvelo para com o nosso país, por parte das autoridades que deveriam cuidar dos reais interesses da população e não o fazem. Antes de se elegerem, não faltam projetos milaborantes, todos discutidos nas campanhas políticas. Depois, são esquecidos de vez. Qualquer um tem o direito de sentir-se enganado com  tanta coisa errada que vem ocorrendo sem que nenhuma providência seja de fato adotada. Corrupção, impunidade e permissividade fazem parte hoje do vasto cardápio que nos é mostrado diariamente pelos meios de comunicação. Uma lástima ter que conviver com tantos desmandos.


Leio tudo com atenção, mas deixaria como sugestão a todos que escrevem que ninguém merece tirar a paz das pessoas, a alegria que elas têm pela vida. A vontade de viver não pode estar atrelada às artimanhas da política, ao desempenho da economia ou a coisas que o valham. Nenhum político pode nem deve inibir o caminhar sereno das pessoas, desde o raiar do dia até o final da noite. Creio que todos nós podemos lutar de alguma maneira para ver um país melhor e mais decente para se viver, desde que não sejamos afetados em nossa saúde, muito menos no nosso bom humor. Há que se ter tempo para tudo, sem no entanto no esquecermos de agradecer a Deus pela ventura da vida. Viver já é para mim um grande milagre. O resto é coisa de somenos importância.


  ooo

Conversa de fim-de-semana

Página Principal