A família

Luiz Maia

Reside na família o alicerce mais importante para que nos tornemos homens de bem, pautando com seriedade e respeito nossas ações no mundo. É no núcleo familiar que estão os pais, que nos preparam para superarmos os obstáculos que a vida nos reserva, impondo-nos os rigores necessários da disciplina para obtermos resultados satisfatórios na longa caminhada.

Geralmente nos ensinam nobres e sólidos valores, cobrando-nos sempre um bom desempenho do nosso papel social e humano. Às vezes esse objetivo é alcançado. Apesar de todas as dificuldades, vemos alguns pais levando a bom termo a condução de seus filhos, fazendo-os homens de bem.

Muitas pessoas integram uma família bem estruturada, equilibrada e feliz. Mas não é fácil a tarefa de um pai ou de uma mãe, principalmente na sociedade de consumo, onde predominam o materialismo e o imediatismo que destroem estruturas morais frágeis.

Os inúmeros apelos dessa sociedade têm infelicitado a vida das famílias, realçando o lado negativo em seus destinos. Jovens são levados pelo desejo do ter em detrimento do ser. Muitos sucumbem diante do brilho falso, das relações banais e dos valores fofos. E aí não há medidas nem regras de boa convivência que resistam. O jovem começa a cavar o seu próprio poço. Não raras vezes vemos conflitos intermináveis entre pais e filhos, alguns com finais trágicos. As drogas são um componente desagregador, criando filhos e/ou pais que cometem as mais absurdas atrocidades. Que falar da gravidez indesejada da filha, da descoberta do filho que faz do sexo ponte falsa que suspenda a sua angústia, do envolvimento com drogas de outro. E dos filhos que são verdadeiros tiranos, que acolhem em seu íntimo o que de pior possa existir no ser humano.

Nem sempre os pais são culpados pelos desvios de conduta de seus filhos, embora às vezes cooperem para isso. É fundamental que os pais eduquem seus filhos com sabedoria e relativa tolerância. Que possam sempre saber dizer "não" quando necessário, impondo-lhes os limites desejáveis para não virem a se arrepender mais adiante. Tudo isso permeado por doses de amor ilimitadas. Pois sem amor nenhuma fórmula será bem sucedida, nenhum esforço terá sentido na condução da educação de seus filhos, preceito básico e incondicional para o fortalecimento de uma família saudável, ajustada e feliz!

  ooo

Reflexões Página Principal