Contemplar

Luiz Maia

Certa vez eu escrevi exaltando a necessidade do ser humano observar mais aquilo que está à sua volta. No texto eu sugiro a necessidade de observarmos mais as paragens verdejantes, os pores-de-sol, as cachoeiras, os pássaros e todas as formas de vida do planeta. Cada detalhe em especial é um fio que nos ensina a tecer o tapete colorido da vida.

Do mesmo modo eu alertava para o fato de algumas pessoas perderem seu tempo a se lamentar, gente que não encontra motivos para a sua vida, apenas abre espaços para maldizer o seu próprio viver. Não sabem elas que a razão desta vida encontra-se nas coisas simples do cotidiano. Como exemplos eu citaria observar atentamente os costumes de um povo, a sua maneira de expressar-se, o seu modo de vestir-se, o seu jeito de falar, seu comportamento geralmente simples e sábio. Abençoadas são aquelas pessoas simples, da zona rural brasileira, que trabalham de sol a sol e ainda encontram motivos para serem felizes. São felizes justamente por serem pessoas simples, desprovidas de ganância e vaidades outras. Com licença, mas a melhor parte do Brasil é seu interior.

Certamente reside na minha capacidade de observação possuir uma certa facilidade em escrever. Contemplar a vida é coisa que eu faço sistematicamente, algo prazeroso demais para mim. Certa feita eu falei para alguns amigos, deficientes visuais, que dificilmente eu me adaptaria à vida se perdesse a visão. Esse assunto já foi tema em discussão, gerando polêmica. O fato é que sou uma pessoa observadora e tenho lucrado muito com isso.

Ah, que maravilhoso é poder admirar a natureza silenciosa à minha volta, sorver as horas e os momentos de cada dia, e cada vez mais me sentir apaixonado por um Deus que me ama e que tem me dado a honra de viver de forma digna e sempre apaixonado por tudo que faço. Ele tem me ensinado a vida além de me conduzir por caminhos que me levam à alegria permanente de ser. Essa minha postura de encantamento pela vida, tem ressaltado um lado meu muito especial, que nunca fora me dado a conhecer antes. O que fica é o meu desejo e a minha sugestão para que todos possam cultivar o sadio hábito de contemplar a vida, nos seu mínimos detalhes. Vale a pena conferir.

  ooo

Reflexões Página Principal