Transcender

Luiz Maia

O dia-a-dia da maioria dos seres humanos é de muita luta. Absorvidos com a lei da sobrevivência, pouco tempo lhes sobra para conseguir um padrão de vida com um mínimo de dignidade. Em lugar de receberem estímulos, as pessoas interagem diariamente com o pessimismo imposto por centenas de más notícias, que as conduzem por caminhos cinzentos que levam à frustração.

Os homens carecem de boas notícias que ampliem a esperança em seu coração, afastando em definitivo o fatalismo que vem justificar o porquê de o mundo ir de mal a pior. Enquanto muitos ficarem indiferentes à necessidade de se interagir mais com a natureza, a qualidade de vida da humanidade e do Planeta estará comprometida.

Abdicar da verdadeira essência da vida é um preço alto demais que os homens pagam por não mudarem seus conceitos de vida. É preciso transcender às questões menores, inerentes ao corriqueiro dia-a-dia em busca do quantitativo. Tem-se que crescer na escala de valores. Ser feliz, fazendo os outros igualmente felizes, visar sempre o bem-estar comum, são metas que todo ser humano deve buscar para si. Para isso é necessário compreender de transcendência, traduzida pela criatividade e pelo amor. Amor holístico, que abrange todas as formas do que é benigno. Inteirar-se, como ser e cidadão, de sua infinda responsabilidade com a vida do Planeta.

Transcender é canalizar a energia do sonho e da esperança no bem em tudo que é amável, decente e construtivo. Ao contrário daquilo que alguns imaginam, transcendência nada tem a ver com o sobrenatural. Significa adotar costumes, em geral simples e práticos, que fogem aos padrões estabelecidos pela sociedade industrial e moderna, que preocupa-se apenas em oferecer conforto, luxo e superficialidades ao conjunto da população, indo de encontro aos verdadeiros desejos e carências da humanidade.

Transcender é a necessidade prazerosa que temos em observar, por exemplo, a natureza com a intimidade de quem desfruta de amor pela vida. É contemplar o amanhecer e beijar o sol que aquece a nova manhã. É meditar e refletir na inteireza do Universo e sentir-se parte integrante dele.

Transcende aquele que reconhece sua responsabilidade perante o meio ambiente e tudo faz para preservá-lo. Saber transcender é alimentar-se sem pressa ao mastigar, fazer da alimentação um prazer e agradecer a Deus pela comida, de forma emocionada. Você transcende quando ama as pessoas sem preconceitos, quando contempla um pôr-de-sol, quando ouve uma música. Transcender é estar eventualmente triste e, mesmo assim, alegrar-se com a felicidade do outro. Uma maneira valiosa de transcender é quando você ora agradecendo ao Pai pela ventura da vida!

  ooo

Reflexões Página Principal