Utopias

Luiz Maia

Quando alguém lhe disser que o seu objetivo nesta vida dificilmente será alcançado, sorria e siga em frente. Se falarem que os seus sonhos não vão se realizar, ignore e continue a caminhada. Não se perturbe se as pessoas passarem a chamá-la de sonhadora, de boba ou de utópica. A melhor definição para a utopia é aquela que diz: "a utopia é um ideal inatingível." Muito bem. Que seja você utópica, e daí? Melhor que não o ser.

Vamos refletir juntos. Não seria a própria vida uma utopia em si? Quer maior utopia do que estarmos aqui neste mundo desfrutando da dádiva da vida? A importância de nossas existências explica na prática que a utopia pode perfeitamente ser contrariada.

É importante sabermos que inúmeros sonhos nossos, tidos a princípio como "impossíveis", já foram por nós realizados. Quantas vezes já desmascaramos o inatingível ao longo da vida? Inúmeras! As pessoas quando costumam perserverar geralmente conseguem alcançar aquilo a que se propõem.

Os utópicos buscam subir a montanha que há no interior de cada um, até atingir novos patamares de consciência, possibilitando o entendimento de que tudo é possível nesta vida, desde que busquemos incessantemente aquilo que queremos. São as várias tentativas que irão nos permitir fazer descobertas que estão, por assim dizer, aguardando por nós sem que soubéssemos. A busca de um objetivo pessoal é conseqüência direta das convicções que uma pessoa acolhe, convicções que se intensificam e se fortalecem quando colocadas na prática.

Dessa convicção eu não me afastarei jamais. Dessa intensidade no meu viver é que provém a inspiração que me traz a certeza do quão importante é crermos em nós, sempre!

Essa clareza nas minhas convicções ilumina e alegra o meu viver. Convicção inspiradora que faz eclodir beleza e inteligência naquilo que queremos para cada um de nós: a superação de nossas limitações.

Absorver essas convicções requer trabalho, esforço e perseverança. Requer desprendimento para nos afastar de nossas teimosias e crer no inatingível como sendo possível de acontecer. Quando alguém busca vencer as utopias que moram em seu interior, certamente conseguirá ir mais longe, querendo sempre mais, e logo abandona um comportamento de indiferença e de resignação, passando a exigir muito mais de si. E assim, somente assim, você conseguirá superar-se a cada dia, transformando suas utopias em algo realizável.

 

  ooo

Reflexões Página Principal