Veredas de uma Vida

Luiz Maia

19

Antonio e eu chegamos a firmar uma grande e sólida amizade, durante um ano e meio em que trabalhamos e residimos juntos. Não me lembro de ter tido com ele nenhuma divergência séria, uma única discussão. Mas, pelo andar da carruagem, parecia que aquela convivência amiga estava com seus dias contados. Com a visita do meu irmão Tininho, Recife começava a ficar mais perto. Primeiro foi o meu pai, enchendo-me a cabeça com inúmeras coisas, que logo após o seu retorno passaram a ser dúvida; agora a visita do irmão, aguçando minha curiosidade por dias diferentes...

Mas o seu real objetivo seria o de conhecer São Paulo, e seu apregoado frio, além de matar saudade. O mês de julho chegara e um friozinho chato se fazia sentir. Certa tarde fomos obrigados a descer do nosso apartamento, em busca do calor do sol que aparecia na calçada ao lado, na tentativa de minimizar a sensação desgradável que o frio nos causa. Eu, nem ali, conseguia retirar as mãos do bolso da minha inseparável japona, tentando me proteger. Logo me veio à mente a idéia de subirmos todos, lá tomaríamos batidas de fruta para comemorar aquele encontro.

Vivia meio perdido, levando uma vida sem o menor sentido. Não tinha um objetivo muito menos podia traçar planos. Zombava daqueles que professavam uma religião, tinha dúvidas enormes da existência de Deus e preferia ignorar essa possibilidade. O vazio no peito aumentava à medida que eu levava uma vida sem razão e sabia que algo muito forte estaria por acontecer comigo. Só não intuia quando nem o quê. Mais novidades aconteceriam. Numa manhã, bem cedinho, ouvimos vozes de pessoas subindo as escadas do apartamento, numa tremenda algazarra, tendo uma delas imitado o grito de Tarzan. Bira e Didi estavam chegando do Recife, dizendo alto que vieram fazer compras, e que após dois dias estariam retornando ao Recife. Quem quisesse voltar com eles, estavam às ordens. Eu começava a pensar seriamente nessa possibilidade, e já sentia que retornar seria a decisão mais correta. E agora?

 

o0o

 

Anterior Próximo Sumário

Página Principal