Veredas de uma Vida

Luiz Maia

26

Pela segunda vez eu daria entrada num centro cirúrgico. Agora para retirar parte do crânio, devido a uma séria infecção contraída. A cirurgia durou cerca de duas horas, e agora a parte do crânio descoberta aumentara. 31 de dezembro de 1973. Véspera de ano novo e eu não sabia de nada, não tinha a mínima idéia de tempo... Eu estava prestes a morrer e os médicos já haviam dito à minha família que eu dificilmente escaparia. Uma enfermeira chegando perto de mim falou: "Luiz, feliz ano novo!" Mal entendi o que falava mas agradeci. Meus familiares sofriam com essa situação, e eu aos poucos começava a entender aquilo tudo.

Mas esta fase crítica passara e eu já estava apto a me transferir para o hospital, local onde começaria a realizar os tratamentos fisioterápicos. Nunca ouvi falar em fisioterapia antes e queria saber o seu significado. "Você vai fazer esses exercícios por um bom tempo, quando ao final voltará a andar normalmente.." - falou o Dr. Manoel Caetano de Barros, chefe da equipe de neurocirurgiões do Prontoneuro do Real Hospital Português do Recife, onde passei dois meses internado, sofrendo duas cirurgias. Comecei a tomar consciência de que já não andava normalmente e um longo caminho eu teria de percorrer buscando recompor os meus pedaços.

A escuridão e uma imensa interrogação caminhariam comigo por um longo tempo. Aprendia que a palavra "calma" seria a eterna resposta para minhas eventuais indagações. -- "Doutor, quando eu voltarei a andar?" -- "Calma, meu rapaz, tenha bastante calma..." Precisei me ausentar do hospital por três dias para em seguida retornar ao tratamento. Pela primeira vez chegara em casa sem as minhas pernas, andando pelas mãos de parentes e amigos. Sentado numa poltrona na sala de visitas, dispondo de todo tempo do mundo, pela primeira vez descobri quão bonita era a cerâmica de minha casa. Antes eu só a pisava, grosseira e distraidamente. Agora me sobrava tempo para admirar o belo, mesmo à custa de perdas e de muito sofrimento.

 

o0o

 

Anterior Próximo Sumário

Página Principal