Veredas de uma Vida

Luiz Maia

6

Cinco de janeiro de 1970. Enfim, chegávamos à Estação Rodoviária de São Paulo. Antonio e eu fomos direto à casa de seu tio Jair, que ficava no bairro de Jaçanã, distante demais do centro da cidade. Foi então que passei a perceber que lá tudo é distante, tudo é grandioso, tudo é muito difícil se compararmos ao Recife. Mas foi aí que descobri o meu espírito aventureiro. Sempre me identifiquei com os desafios e São Paulo me proporcionaria uma excelente oportunidade para tal. Fiquei por um mês na casa de Jair, saindo de lá para uma vaga na Alameda Dino Bueno. Fui morar numa rua com alguns casarões antigos, mal-cuidados e conhecidos como "repúblicas" ou "cortiços".

Mas o local ficava próximo ao meu trabalho, na Rua Corrêa de Melo, bairro do Bom Retiro. Lá trabalhei durante um ano e meio, e gostava da vida que levava. Só tenho boas recordações daquele tempo: gostava do bairro, do trabalho, da cidade, dos companheiros e amigos de trabalho. Enfim, passei a gostar até da correria desenfreada. Mas de uma coisa não conseguia deixar de me queixar: a falta de uma namorada. Eu sentia falta de uma mulher ao meu lado... Como é importante a figura da mulher ao lado do homem. Isso seria tema de inúmeras conversas minhas com os amigos que começávamos a fazer.

Não havia o afrouxamento moral dos dias atuais, certamente por vivenciarmos uma época de muita repressão político-social. As moças "mais avançadas" eram rotuladas de "garotas de programas". Mais adiante, usando-se de eufemismos, dizia-se que fulana está curtindo uma "amizade colorida". Isso seria só um atenuante para evitar possíveis constrangimentos, no que hoje se costuma dizer "ficar". Eu sempre fui um romântico e sonhador que via na pessoa da mulher algo fascinante, um ideal quase que inatingível. Deus primeiramente criou o homem, e vendo que ficava muito a desejar resolveu caprichar ao criar a mulher. Sou um amante do belo e entendo que não há nada mais perfeito na natureza que a mulher. Ela é o equilíbrio de tudo.

 

o0o

 

Anterior Próximo Sumário

Página Principal