Veredas de uma Vida

Luiz Maia

61

No início de 1985, ocorreu no Recife um encontro entre pessoas portadoras de alguma deficiência. Desde cedo eu marquei presença, ouvindo cuidadosamente todos os pronunciamentos de pessoas engajadas nas questões que dizem respeito à problemática dos deficientes físicos. O dia transcorrera normalmente até que a noite chegou. Prestes a terminar o encontro, fui apresentado a Marise Barros, paraplégica desde os nove anos e Presidenta do Centro Evangélico de Reabilitação e Tratamento Ocupacional (CERTO). Ela despertou a minha atenção por sua beleza e a convicção com que defendia os seus pontos de vista.

O encontro chegava ao seu final e eu já dava mostras de impaciência na tentativa de saber o seu endereço e telefone. Cheguei a falar para ela sobre o meu interesse em conhecê-la melhor, quis saber se tinha namorado e outras coisas mais. Tudo que eu falava logo ela rebatia, pondo sempre Deus acima de tudo. Eu só queria amá-la, mas ela só admitia amar a Jesus. Era eu querendo amar Marise e ela querendo amar só a Deus. Cheguei a dizer-lhe que pusesse o pés no chão e esquecesse um pouco as coisas lá do céu. Queria de todo jeito mudar o seu pensamento e a sua forma de ver o mundo, mas ela mostrava-se cada vez mais tranqüila e segura de sua fé.

Perdi a paciência e falei: "eu sou agnóstico, não será você que irá me mudar." Ela ouvira a tudo calada e desabafou: "Que Deus o perdoe e tenha misericórdia de ti." O encontro findou e fomos todos para as nossas casas. Eu não me dava por vencido e passei a lhe escrever. De vez em quando um telefonema para ouvir a sua voz... Ela respondia às minhas cartas sem esquecer de mencionar várias citações bíblicas. Eu nada entendia daquilo, e respondia pedindo-lhe para que ela caisse na realidade e deixasse de buscar o inatingível. Veja só que petulância a minha... Depois de um certo tempo percebi que a nossa correspondência estava sendo infrutífera, com nenhuma das partes chegando a atingir o seu objetivo. Demos uma parada, mas a amizade nossa continuou.

 

o0o

 

Anterior Próximo Sumário

Página Principal