Veredas de uma Vida

Luiz Maia

9

Os dias passavam rapidamente e eu executava minha rotina com extremo bom gosto. À medida em que os dias passavam eu aprendia a gostar da capital paulista. Sua grandeza e sua dinâmica me fascinavam a ponto de passar horas a fio caminhando por entre largas avenidas, a apreciar suas lojas com seus letreiros luminosos, num verdadeiro convite ao consumo. Seus cinemas, teatros, restaurantes e casas de shows me deixavam admirado.

Nessa cidade cosmopolita, sua cozinha ganhou fama além-mar por ser lá onde melhor se come no mundo, segundo os melhores gourmets do país. Não foi à toa que engordei cerca de vinte quilos em apenas dezoito meses morando lá. Quando eu ia trabalhar gostava de vestir uma calça jeans, camisa de lã com mangas compridas e minha inseparável japona de camurça de cor marrom. Metia as mãos nos bolsos e lá estava eu preparado para enfrentar aqueles dias de inverno. O frio paulistano me era cruel. Aquela umidade e o vento soprando forte nos davam a certeza de muita dor nos ossos, e a falsa impressão que a temperatura era bem mais baixa que a registrada.

Naquele tempo eu tinha o péssimo vício de fumar. E, para aqueles que fumam, nada melhor que tomar um cafezinho ou mesmo um chocolate super quente, na vã tentativa de afastar aquela sensação de frio para longe. Em que pese os vários contrastes dessa cidade, garanto que sinto saudade daquele tempo. Às vezes me pego pensando por que não fiquei lá em definitivo, já que estava ambientado, em plena ascensão com um futuro promissor. O certo é que o destino vem e diz (às vezes) não.

Lembro-me de um dia em que sai pela cidade, com rumo e destino incertos. Após andar toda José Paulino, logo alcancei a Ipiranga. Adiante dobrei a São João e deparei-me com um cinema que estava exibindo o filme "Perdidos na Noite". Nada mais pertinente. Não tive dúvida em comprar o ingresso. O enredo era muito parecido com a minha própria história, com aquele meu momento de deslumbrado numa cidade grande. O filme narrava a estória de um jovem vaqueiro americano que fora tentar a sorte numa megalópole, tendo no percurso enfrentado inúmeros obstáculos. Um belo filme!

 

o0o

 

Anterior Próximo Sumário

Página Principal